29 setembro 2010

Crianças light

Estou as voltas com questões de alimentação infantil, vide meu post anterior, falando sobre como as crianças de dois anos não comem e ontem, na academia, duas frases fizeram com que um alerta soasse na minha cabeça. Estava fazendo uma aula e comentei com uma colega que ela havia emagrecido. Ela então me disse que estava em um regime super rigoroso e logo depois soltou: “agora que eu e meu marido estamos de dieta, meu filho só quer tomar suco light, acredita?”. Não, não acredito! Detalhe, a criança em questão ainda não completou 4 anos. Depois, fui para o vestiário tomar banho e presencio a seguinte cena: uma menina, de 7, 8 anos, sobe na balança e pergunta “mãe, será que eu preciso emagrecer?”, a mãe dá uma olhada no visor e diz “é, um pouquinho, né?”. Gente, pra mim, a menina parecia absolutamente normal! Na hora, minha vontade era abraçar a criança e levar pra minha casa, juro. Resultado, passei o dia pensando sobre esses tempos malucos que estamos vivendo. Já basta a mídia mostrar o tempo todo que o bonito é ser magra, loira, blábláblá. Nós, mães, temos outro papel. Queremos filhos saudáveis, de bem com a vida e com a própria imagem? Então vamos mostrar que brincar e praticar uma atividade física é mais legal do que ficar vendo televisão e jogando video game. Também vamos ensiná-los a comer de forma equilibrada, com prazer e sem culpa! E, principalmente, não vamos passar as nossas neuroses para os pequenos. Não podemos esquecer que o exemplo é a melhor forma de educar. Se só falamos e pensamos em dietas, é claro que as crianças, que são umas esponjinhas, vão achar que esse é um tema que também lhes diz respeito. E é por isso que os consultórios estão cada vez mais cheios de crianças com disturbios alimentares como bulimia e anorexia.

3 comentários:

  1. Eu tinha uma aluna de 3 anos que um dia durante o lanche disse "Coca dá barriga, né?".
    Sim, Coca dá barriga, não é pra ser tomada por crianças pequenas, etc etc, mas: por que uma criança de 3 anos está preocupada com isso, Senhor??? é demais! Quando conheci a mãe, entendi tudo... uma mulher super neura que provavelmente fala de dieta all day long...

    ResponderExcluir
  2. O pior é quando resolvem dar um "remedinho" pra controlar o apetite (afinal, é cada vez mais comum inventar remédio pra tudo, né?)
    Curti o post, é isso aí!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, meninos, estou assombrada com o que estou vendo por aí. E o pior é que vindo de pessoas, supostamente, bem informadas, que tiveram acesso a educação.

    ResponderExcluir