23 setembro 2010

Ter filhos é como fazer uma tatuagem no rosto

O dia hoje amanheceu especial. É primavera para todo mundo e no meu universo mais particular é aniversário do Ricardo, meu marido. Fizemos um café da manhã gostoso, com bolo e as nossas filhotas cantando parabéns. O aniversariante, que é crítico de cinema, tinha que assistir a uma cabine (sessão de um filme, feita antes de sua estréia, para jornalistas) e fui junto. O filme era "Comer, Rezar, Amar", baseado no livro de Elizabeth Gilbert. Pra quem não leu o livro, um parênteses com um resuminho. Quando a autora completou 30 anos, tinha o pacote completo que a mulher americana moderna, bem-educada e ambiciosa deveria querer: um marido, uma casa de campo, uma carreira de sucesso. Para todo mundo o passo natural seria ter filhos, mas ela não se sentia feliz. Pediu o divórcio, caiu em depressão e passou um ano viajando ao redor do mundo em busca de equilíbrio. Fecha parênteses. Logo no começo do filme, Elizabeth, interpretada pela Julia Roberts, está com uma amiga que tem um bebê e lhe pergunta como ela descobriu que queria ser mãe. A amiga lhe mostra uma caixa que tem embaixo da cama, com vários objetos referentes ao mundo da maternidade, livros, artigos e roupinhas (eu era assim!). Está claro que ela sempre sonhou com isso. Na sequência, diz: "ter filhos é como fazer uma tatuagem no rosto". Saí da sessão refletindo sobre isso. Sim, filho é para sempre, não podemos enjoar, desistir, largar. Há que ter coragem, vontade e segurança para ter. Não existe ex-mãe. Pelo menos hoje em dia, nós mulheres, temos a liberdade de optar por ter ou não filhos. As que decidem não ter ainda enfrentam estranhamento, muitos esperam o tal do pacote completo "quem casa, quer casa, quer filhos". Mas é cada dia mais comum mulheres que bancam a decisão. E não será o mundo um lugar muito melhor quando só por vontade e por amor nascerem crianças?

4 comentários:

  1. Florzinha... tudo com amor é melhor. Reencontrei um ex de uma amiga. Fiquei sabendo por ele que o relacionamento acabou porque ela queria filhos e ele não mais (tem duas de 23 e 25). Achei que foi melhor. Justo. Se ele não quer ceder a essa maravilha é porque realmente não deseja ser pai.
    Não é melhor isso do quer por mais uma criatura sem amor no mundo? E vamos continuar amando, comendo e rezando.... beijos

    ResponderExcluir
  2. querida! que lindo o blog! vou guardá-lo na minha "caixinha" debaixo da cama ;)bjao.

    ResponderExcluir
  3. flor, eu, grávida, fico com lágrimas nos olhos com todos os posts, rs. beijo.

    ResponderExcluir
  4. Querida, não te conheço, mas, começei ver o filme agora, quando ouvi a frase, "ter filhos é como fazer uma tatuagem no rosto, é se comprometer ....." achei perfeita, porque filhos é pra sempre, tenhos 3, 31,28 e 27 anos, uma netinha de 2 anos, acredite, filhos é pra sempre !!!
    Beijão

    ResponderExcluir