10 novembro 2010

A criança e o consumo

Elas fazem 3 anos e começam com um papo de compra isso, compra aquilo. Mamãe me dá isso, EU QUERO!
Eu mesma quando pequena achava que cheque era uma coisa mágica... Quando eu pedia alguma coisa e meu pai falava que não tinha dinheiro eu logo mandava: “dá cheque, ué!”. O similar de hoje é o cartão. E ainda tem caixa eletrônico. Imagina que coisa mágica para a criança uma máquina que você enfia um pedaço de plástico e solta dinheiro!
Pra piorar, nossas crianças estão inseridas em uma sociedade de consumo barra pesada. É só assistir a qualquer canal infantil para se impressionar com a quantidade de propaganda, de lançamento de brinquedo, de lanche que dá brinde, etc. Para os pais fica realmente difícil, com tanto apelo, manter o mantra “ser é melhor que ter”. Mas é muito importante iniciar essa educação financeira o quanto antes. Nossos filhos não podem crescer achando que vão morrer se não tiverem todos os desejos atendidos. E também vão valorizar muito mais seus brinquedos e objetos se souberem que nosso dinheiro não dá em árvore, que dá um trabalho danado (literalmente) para ganhar.
Por tudo isso, acho que temos que conversar abertamente com os pequenos sobre esse tema. Fazer acordos e combinados também vale. A criança pede uma coisa que viu na TV? Primeiro cabe aos pais avaliar se o produto é adequado e se a criança está precisando. Depois é partir para a negociação. Tem alguma data especial se aproximando? Deixe para dar nessa ocasião. Resgatar a importância de poupar também é muito legal. Tá valendo cofrinho de porquinho, poupança no banco, o que for. Assim elas começam a curtir já o processo: juntar dinheiro, esperar a tal data e então, que delícia, finalmente ganhar o presente! E por último, exemplo é tudo, né? Só podemos ensinar aquilo que praticamos.

4 comentários:

  1. Maria Flor é o nome de uma menina pouco mais velha que a minha Filha Mayã, que agora tem 21 anos. Estudavam na mesma escola, a Senador Correia, e eu e encantei por esse nome, e por aquela Maria Flor...
    Bem, Maria Flor, inha Filha Mayã não é consumista. Meus Meninos de 11 e 8 anos tamb´pem não... e eu tenho certeza que isso se deve mesmo, de veradade, à sinceridade, ao fato de eu ter mostrado sempre a eles o valor das coisas, ter explicado cada vez que não podia comprar algo pedido. E principalmente pelo controle do tempo que eles passam assistindo TV! Passam pouco, bem pouco tempo diante da TV. Ano passado perdi um pouco desse controle porque não passava as tardes com eles e foi impressionante a quantidade de coisas que desejavam ter! Moraos num lugar bem legal, onde eles podem brincar na rua e andar no mato, andar de skate, jogar bola e brincar de pique. E é o que ais fazem! Estudam na escola que considero a melhor do Rio. Mas não usam roupas de marca, não têm festas megalô, não têm os "últimos brinquedos da moda", nem eletrônicos. E são felizes, tão felizes! Estão crescendo com uma consciência bonita de se ver! Muitas vezes na contra-maré, sabe? E então é mesmo trabalhoso administrar, mas não é difícil se temos convicção dessa frase que você lembrou: SER É MAIS IMPORTANTE DO QUE TER!
    Um beijo, Maria Flor! Continue em Flor!

    ResponderExcluir
  2. Maira, super obrigada pelo seu comentário! É ótimo ver exemplos de mães bem sucedidas nessa tarefa árdua que é educar com consciência. Morei no Rio 5 anos e minha primeira filha nasceu aí. Por curiosidade, em que escola estudam seus filhos?
    Beijocas floridas

    ResponderExcluir
  3. O pior é que na TV os boniquinhos se mexem sozinhos, os carros soltam fogo, as pistas são impressionates com raios e trovões...E quando chega em casa cadê tudo que eles viram no "comercial" da TV???? É um absurdo o abuso das campanhas e o pior são os pais que compactuam com isso! Meu filho só ganha presente em datas especiais e sempre expliquei p ele o VALOR das coisas, com isso consegui ter uma cça de 3anos e meio que entende quando recebe um não. Ninguém será um adulto frustado se os pais souberem dar LIMITES com AMOR, e aí vale p tudo mas em especial ao consumismo exagerado!!! Otimo texto e boa reflexão p os pais!!! Obrigada ;)

    ResponderExcluir
  4. Carol, estou adorando depoimentos de mães que estão conseguindo educar seus filhos apesar do "sistema"! Beijos

    ResponderExcluir