28 outubro 2010

Mãe de menina(s)

Quem é mãe de menina sabe. Lá pelos 3 anos elas ficam perdidamente apaixonadas pelo pai (sim, Freud explica). É bem na fase em que elas também estão vivendo no mundo encantado das princesas. Tudo é rosa, glitter e babado, de preferência juntos. Nas brincadeiras de faz de conta, elas são a Fiona, o pai o Shrek, ou são a Bela Adormecida e o príncipe Felipe. Claro que as mães entram na brincadeira. Sobra pra gente o papel do burro, da bruxa ou da feiticeira. É bem verdade que, depois que carreguei nas luzes californianas do meu cabelo e fiquei quase loira, ascendi socialmente e virei a rainha (aliás, esse tema rende outro post sobre o que anda no imaginário das nossas menininhas...). Eu não sei quanto dura essa fase, talvez a vida toda. Mas, para me sentir menos enciumada, lembro que eu também sempre fui enamorada pelo meu pai. E, como acho que escolhi um pai maravilhoso para as minhas filhas, me consolo acreditando que elas estão construindo um arquétipo masculino bacana. Isso vai ser muito útil quando a adolescência chegar - aquela época em que temos o dedinho podre e adoramos ficar com uns trastes, que nos fazem sofrer e chorar rios de lágrimas – porque elas saberão procurar um cara legal pra chamar de seu.
Mas eu ainda não desisti de ter o meu menininho não, viu? Quando ele tiver uns 5 anos, vai virar pra mim e perguntar: “mamãe, quando é que você vai se separar do papai e casar comigo, hein?”. Sim, uma amiga minha ouviu isso do filho.

3 comentários:

  1. Oi Flor! Sou a Alessandra da PUC, estou lendo o seu blog e é bem legal!
    Sabe que uma das razões que eu não queria menina era justamente essa? Eu também era apaixonada pelo meu pai (quando me perguntavam de quem eu gostava mais, da mamãe ou do papai, eu respondia na lata que era o meu pai). Engravidei e vou ter um menino. Dei graças a Deus! Também acho mulher um bicho muito confuso. Mas agora eu acho que os dois têm as suas belezas e suas coisas legais, e é capaz que eu curta uma menina tb, mas isso só daqui uns 3 anos! Rs

    ResponderExcluir
  2. Exatamente com 5 anos o Teo me perguntava se eu não ia separar... Flor, ser a querida do filho é o máximo, mas menino dá o TRIPLO de trabalho. É palavrão, dedo no nariz, aprontação na escola. Socorro!

    ResponderExcluir
  3. Dani danuza, citei você mesmo! Nunca esqueço dessa história!

    ResponderExcluir