08 outubro 2010

Por um Dia das Crianças diferente

Está chegando mais um dia das crianças e um frenesi toma conta das pessoas! Desde setembro estamos sendo massacrados pelo mercado publicitário. É lançamento de brinquedo, pacote de viagem, programas os mais diversos. Quase tudo envolve dindin, muito dindin. Fui ali dar uma pesquisada na origem da data. Parece que foi criada em 1920, por um político, mas só em 5 de novembro de 1924, através de um decreto, o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança. Tudo bem, até aí era uma homenagem aos miúdos. Mas em 1960, a fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson decidiram fazer uma promoção para aumentar suas vendas (ahá!), lançando a “Semana do Bebê Robusto”. O resto vocês já sabem, né? Desde então, dia das crianças virou sinônimo de consumo. Com certeza nossos pequenos vão ganhar montes de coisas, porque, mesmo se não damos, tem sempre os tios, avós e amigos para presentea-las. Sem querer me alongar em discussões filosóficas, queria propor um dia das crianças diferente. A idéia é: para cada brinquedo novo que entrar, um sai. O mesmo vale para as roupas. Dá pra fazer como se fosse uma gincana bem animada! Acho um jeito ótimo de ensinar algumas coisas às crianças:
• organizar e arrumar os brinquedos e roupas;
• separar o que ainda serve e interessa;
• consertar o que tem conserto;
• treinar o desapego desde já, doando o que não usam mais.

Vamos lá?

4 comentários:

  1. boooa! e eu acrescentaria: levar as crianças para que elas mesmas presenteiem outras crianças que tem menos brinquedo. assim fica mais fácil realizar esse desapego!
    :)

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  2. Isso é fundamental para a educação dos pequenos...
    Assim aprendem desde cedo que tão bom quanto ganhar presentes e poder dá-los...
    Ótimo texto, garota.

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  3. Adorei também. Sempre fui contra o consumo no dia das crianças e, depois do nascimento de minha filha, ainda mais. Como é que uma criança de um ano e pouco entende a lógica de ganhar presentes num dia só? Não entende. Coisa de adulto, que tem que seguir o mercado. De cá, começamos nossa batalha - com os adultos. Com a criança, talvez, a partir de 2012. :) Daí, seguiremos seu conselho, sábio conselho.
    Abraços.

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