13 novembro 2011

Carta às minhas filhas

Queridas Teresa e Julieta,

mamãe queria começar essa carta com um pedido de desculpas! Afinal, ninguém merece uma mãe de TPM. Ih, mas peralá, acho que vocês nem sabem o que é TPM, né? Essas 3 letrinhas são as iniciais das palavras Tensão Pré-Menstrual. Mas, como vocês ainda são muito pequenas, a mamãe vai começar explicando o que é menstruação. Todos os meses o corpo das mulheres - calma, ainda falta tempo pra vocês - se prepara para receber um neném. Como nem todo mês engravidamos, o ninhozinho onde o bebê ia ficar dentro da nossa barriga se desfaz e é aí que sangramos. Perto dessa hora, algumas mulheres (serão quase todas?) sentem alguns sintomas físicos como dor de cabeça, inchaço, cólica, vontade de comer doces (mais, né?)... E também sintomas emocionais como irritação, tristeza, mau humor, cansaço...
Até pouco tempo atrás, mamãe achava que era imune à esses males. Mas não é que de uns tempos pra cá, começou a observar que sempre que estava muito sem paciência com vocês, dali há pouco a danada chegava (ela, a tal menstruação).
Olha, perceber é uma coisa, conseguir mudar é outra bem diferente. A mamãe bem que tenta respirar fundo, se acalmar, mas é muito difícil. Tenho amigas que sofrem até bem mais, por isso nem reclamo tanto.
Outro dia, conversando com uma amiga querida que não pode menstruar, e faz um tratamento para isso, fiquei pensando em vocês. Como será quando vocês crescerem? Será que já terão descoberto um jeito de passarmos melhor por esse período? Eu torço para que fique só a parte boa: é da natureza das mulheres e é isso que nos possibilita engravidar e colocar no mundo amores como vocês, tesouros da mamãe. Até algum médico ou cientista descobrir essa fórmula mágica, prometo que vou tentar me controlar e peço para que tenham paciência comigo, afinal são só uns diazinhos, né?

Com o amor da mamãe, Flor

Nenhum comentário:

Postar um comentário