25 outubro 2011

Presente!

Refletir, refletir, refletir... eis o que faço desde que ouvi algumas falas do Contardo Calligaris, psicanalista, ontem, no esquenta do prêmio Trip Transformadores. Ele e o neurocientista Miguel Nicolelis discutiram sobre o futuro. O que esperar dos próximos 25 anos? (A Trip está comemorando 25 anos, eis o gancho para o número).
Contardo, à respeito do futuro, quer mais é que os pais ensinem aos filhos a viverem no presente. E jogou a bomba: se a vida do seu filho acabasse hoje, você poderia afirmar que ele foi feliz em sua existência, ou você só estava preocupado com o seu futuro? Ele questionou a cobrança excessiva que os pais têm à respeito da performance dos filhos.
Na hora, me lembrei de uma reunião da qual participei para conhecer o projeto pedagógico da nova escola de Teresa e Julieta. Uma dupla de pais ficou o tempo todo perguntando como a escola preparava os alunos para o vestibular, para o mundo competitivo, etc. Detalhe, a reunião tratava do ensino de crianças de 3, 4 e 5 anos! Outra preocupação do psicanalista é o fato de os pais, cada vez mais, medicarem seus filhos com psicofármacos. Parece normal, já que os adultos tomam pílulas pra tudo (dormir, acordar, relaxar, transar, não sentir dor - física ou emocional). Mas é mesmo assustadora a quantidade de crianças que, supostamente, tem algum transtorno ou déficit. E dá-lhe remédio! Segundo Contardo, esses medicamentos não são de uso pediátrico e não foram realizados testes suficientes para prever seus efeitos em cérebros ainda em formação. Que medo!! (Também ontem, Eliane Brum tratou disso em sua coluna, vale muito a leitura)
Mas nem tudo é tragédia, mesmo com seu jeitão mais taciturno, Calligaris acha que o mundo hoje é melhor do que 25 anos atrás e espera que fique ainda melhor nos próximos 25! Como mãe de duas infantas, quero muito, muito, acreditar que ele esteja certo!

3 comentários:

  1. Adorei o debate ontem...Realmente especial! Adorei ver vcs..beijo!

    ResponderExcluir
  2. Idéias interessantes, Flor. Valeu pela sintese. Beijo! Luis

    ResponderExcluir
  3. Compay, pena que você não pode ir, foi bem legal!
    alice, também adorei te ver!!
    Bjs

    ResponderExcluir