12 fevereiro 2011

Ranking das porcarias

Hoje, em uma festinha de criança, encontrei Bia Abramo, uma amiga querida, e conversa vai, conversa vem, lembrei de um fato, acontecido anos atrás. Eu morava no Rio e o Rico, meu marido, falou: “olha, estão aqui a Bia, o Hélio e o filhinho deles, o Félix. Vamos encontrar pra almoçar?”. Almoçamos no Braseiro da Gávea, delícia, e eu encantada com o Félix, 1 ano, loirinho, começando a andar. Eu já estava com vontade de ser mãe, então fiquei ali, brincando com ele, tirando uma casquinha. Depois do almoço, fomos comer a sobremesa no Chez Anne, no Shopping da Gávea, conhecido pelo seu mil folhas. Eu, que sou chocólatra, pedi a torta de chocolate e, sem pensar, peguei uma colherada e botei na boca do baby Félix, que imediatamente esboçou um sorriso e a cara de quem tinha provado a oitava maravilha do mundo. A Bia vira e fala: “é a primeira vez que ele come chocolate.” Na hora, eu queria que um buraco se abrisse no chão. Como assim eu não tinha perguntado para a mãe da criança se ela comia açúcar?? Enfim, coisas que não passam pela cabeça de quem ainda não tem filhos... Hoje, lembrando dessa história (Félix, lindo, do alto de seus 7 anos), eu e Bia ríamos quando ela vira e fala: “ ah, mas tem um ranking das porcarias, né? Chocolate é bom, alimenta.” Fiquei aliviada, por ela não ter ficado puta comigo, e me diverti muito com a frase. Ela seguiu dizendo: “olha, ele come bem pra caramba, verduras, frutas, prova camarão, tudo, mas come porcaria a beça!”. Outra mãe que estava com a gente emenda: “e batata frita? Batata frita é uma porcaria liberada, né?”. Todas concordamos: “ só se não for aquela batata de carinha, que não é nem batata...”. E por aí foi. E para vocês, existe um ranking das porcarias? Dá para liberar algumas coisas para os nossos filhos, sem avacalhar muito a alimentação?

2 comentários:

  1. Lá em casa a gente dá bem pouca porcaria. Deixamos para a rua e pra casa da avó... Nunca tem bala, não tem muito doce (Juli nem é tão vidrado em açúcar, meio que só lembra se a oferta for grande) e biscoito só sem recheio. Refrigerante pediu uma vez, disse não e ele esqueceu! Por ora, estamos moderando. Agora, na escola, que tem uma nutricionista e tal cuidando do cardápio... tem batata de carinha, socorro. E brigadeiro de vez em qdo...
    Acho que tudo, sempre, depende de equilíbrio...

    ResponderExcluir
  2. flor, to super decidida a não dar doce, refrigerante e fritura pro jorge, mas o edu diz que é bom eu deisistir dessa ilusão, porque é inevitável... será? vc viu que a cinthia howlett abriu um buffet infantil com comida saudável? fiquei animada!
    bjão!

    ResponderExcluir