23 agosto 2012

Áh, as demandas das crianças de hoje

Gente, venho aqui para dividir uma coisa que tem me feito pensar muito ultimamente: as demandas que nós,  pais e mães dos dias de hoje, temos. Não se trata mais só de dar amor para os nossos filhos, alimentá-los, banhá-los, educá-los, ler antes que durmam. Não, hoje em dia é preciso mais, muito mais. Vejo por mim e pelos amigos próximos.
Aqui em casa, terças e quintas é dia de levar a caçula na fono. Com 2 anos e pouco a escola nos chamou e disse que os amiguinhos não entendiam o que ela falava, ela também sempre foi respiradora bucal, vive de nariz entupido. Desde então, duas vezes por semana atravessamos a cidade para que ela faça o tratamento adequado, com a profissional recomendada. Perco 3 horas entre levar, esperar e trazer de volta. Áh, a mensalidade é uma fortuna. Quartas e sextas, Tetê e Cuca fazem balé e natação. Nadar precisa, todo mundo sabe, faz bem pra saúde e também pode salvar vidas. A dança entrou no combo porque é o mesmo preço para só nadar ou nadar e dançar... E as meninas gostam, se vestem de bailarinas, rodopiam. Outra pequena fortuna pela mensalidade da academia. (Aqui, pelo menos aproveito o tempo em que elas estão lá para me exercitar também. Afinal, pai e mãe dos dias de hoje tem as suas próprias milhares de demandas...)
Sobrou a segunda, né? Que nada! A manhã da segunda é sempre ocupada pelo dentista (agora, a Tetê colocou aparelho e tem manutenção), exames, consultas, vacinas. Quando temos que marcar alguma coisa extra, é sempre na manhã da segunda, que ainda é rodízio do carro, então só a partir das 10h. Fora que todo dia tem escola, e levamos e buscamos.
Não estou aqui reclamando do tempo e do dinheiro que gastamos com todas essas coisas (tá, isso também é fogo, o trânsito de São Paulo está desumano e é altamente estressante). Até porque, por sorte, tenho um trabalho que me possibilita ser uma mãetorista e também ficar bastante com as minhas filhas. Opção que fiz e da qual não me arrependo.
Estou é pensando se toda essa atividade que as crianças fazem nos dias de hoje é mesmo necessária. Cadê o tempo de ficar sem fazer nada?? Julieta ainda tem três anos e tem compromisso 4 manhãs da semana, fora a escola. Ela, que é dorminhoca, é acordada e tem que se arrumar rápido, tomar café da manhã rápido, entrar no carro rápido e pegar no tranco, né?
Mas, quando estou a fim de tirá-las de alguma dessas atividades, logo vem a culpa. "Mas a menina precisa de fono. A outra, se não usar aparelho agora vai sofrer mais tarde. Atividade física é muito importante". E por aí vai. É difícil, pelo menos para mim, avaliar se estamos supervalorizando diagnósticos e a palavra dos especialistas. Então, se o médico, o dentista, a diretora da escola falam que é necessário tais e tais ações, lá vamos nós cumprir a agenda sem fim. E ainda fico pensando como é que fazem os pais que não tem o horário flexível como o meu...
Ai gente, esse post não vai chegar a conclusão nenhuma mesmo. Mas é um desses assuntos que não me larga e sendo assim escrevo para saber se sou só eu que estou meio encanada com tudo isso. Alguém?

6 comentários:

  1. Flor, eu acho mesmo um excesso, mas há que encontrar um equilíbrio tb a partir do retorno delas. Por exemplo, fono parece indispensável, mas nada e dançar? Será que elas não vão, aos poucos, manifestar suas próprias escolhas, interesses? Pq é legal a gente dar os filhos a oportunidade de fazer essas coisas. Mas eu logo descobri que detestava nadar. E assim me livrei o mais rápido que pude. Então, é pra ser lúdico, bom, divertido. E elas, acham? Gostam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, eu estou tentando ser bem intuitiva, se acho que as meninas estão muito cansadas pulo a natação e o balé, etc. Acho que é um pouco reflexo de viver nessa cidade gigante, agitada, caótica, que não para nunca. Se nós estivéssemos aí no Rio, a atividade física delas seria ir à praia! Beijocas saudosas

      Excluir
  2. Sei lá, acho que se a gente for fazer tudo q os médicos / especialistas mandam, não ia sobrar tempo nem pra dormir... eu resolvi essa questão sendo sim um pouco 'irresponsável' (Ian ficou com o dente tortinho mesmo, Aninha não fez balé, atividade física ficou sendo correrias no quintal) - e arrumando uma fono que atendia em casa ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eva! Adorei "atividade física ficou sendo correrias no quintal"! Beijo

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Os meninos faziam natação, qdo percebi o stress do fazer tudo rápido dei um tempo....
    O dentista sugeriu aparelho, mas acho meio "comércio" demais colocar em crianças que ainda tem dente de leite e ainda estão em fase de crescimento, fora que hj acho que até os sorrisos são sem personalidade, todos iguaizinhos pelo uso de aparelhos.....
    Ah! Li para o Fábio e ele perguntou qual a vantagem de ser mãe dentro do carro????
    Bjs e espero ter te ajudado.....

    ResponderExcluir