18 julho 2011

As crianças são seres da natureza - e não, eu não sou uma mãe hippie!

Semana passada estive na abertura do fórum "Cidades, bicicletas e o futuro da mobilidade", que discutia, com a presença do David Byrne, basicamente, alternativas para salvar São Paulo do caos total, pelo excesso de carros. Leia aqui a pequena cobertura que fiz para o site da Pais&Filhos. Saí do fórum com a cabeça a mil, dividida entre pegar o primeiro avião e voltar para o Rio - minha cidade preferida, quem me conhece sabe - ou arregaçar as mangas e tentar viver melhor nessa cidade, onde tenho meus laços afetivos. Como ainda não tem pozinho de pirlimpimpim pra vender no mercado, me parece que a atitude mais razoável é ficar em São Paulo e tentar fazer desta uma cidade ok para se viver. Ou pelo menos, aproveitar o que ela possa nos oferecer de bom! E não é só cinema, teatro, show e programação indoor.
Pensando nisso, no sábado, levamos as meninas para passear numa dessas fazendinhas, na Granja Viana. É surpreendente constatar, apesar da modernidade tentar nos fazer esquecer, que somos bichos também! As crianças simplesmente enlouquecem com o espaço livre e os animais! Também pudera, acostumadas à dupla gato e cachorro, pegar um coelho no colo (ou tentar morder a pata dele, como fez a Cuca!)parece uma grande aventura.

Constatei, não sem certo espanto, que minhas filhas são totalmente destemidas! Não estão nem aí se recebem lambida de cavalo, ou se uma cabra tenta mastigar sua roupa! (Isso aconteceu com a Cuca e ela passou o resto do fim de semana, contando para quem encontrava: "a caba modeu minha ropa"). Elas ficaram tão felizes e encantadas com esse contato com a vida "selvagem", que só nos restou, além de babar, fotografar cada passo delas.
Como mãe, acho que tenho obrigação de proporcionar às minhas filhas o maior contato possível com a natureza. Já que vivemos nessa cidade super poluída e com espaço público restrito, o lance é viajar sempre que possível, nem que seja por dentro da própria urbe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário