22 agosto 2011

Cultura para a criançada!

Este foi um fim de semana super cultural para as meninas lá de casa! No sábado, fomos conhecer o site da Stela Loducca, uma publicitária que depois da maternidade resolveu abandonar as jornadas malucas das agências para curtir mais o filhote. Vocês que me conhecem sabem que de cara já me identifiquei, né? Como ela já tinha a missão de incentivar as crianças a ler, resolveu criar o site O pequeno Leitor. A ideia surgiu quando ela participou de um trabalho de incentivo à leitura com crianças pequenas, em um projeto social. Lá, percebeu que a falta de incentivo a leitura pode gerar, nas crianças, dificuldade em se expressar, falta de vocabulário e impacto negativo no desenvolvimento do potencial cognitivo. Bem grave, né?
Fiquei pensando que nossos filhos, às vezes super estimulados, estarão muito mais preparados para a vida, em geral, do que as crianças que não têm acesso a livros. Mas como fazer essa garotada criar o hábito de ler? Muitas vezes na periferia, ou nos bairros mais pobres não tem uma biblioteca sequer! Áh, mas lan house tem, e de monte! Por isso a Stela, espertinha, criou um site! E se vocês derem uma navegada com seus filhotes, vão perceber que ele é super interativo e divertido para a garotada. O portal usa histórias animadas, jogos de interpretação de textos e brincadeiras para enriquecer o vocabulário. Lá, estão várias histórinhas criadas pela Stela, geralmente inspiradas em fatos cotidianos, que envolvem o filho dela. Outra coisa muito bacana, é a possibilidade de cada criança criar suas próprias histórias, a partir de desenhos que já estão no site. É como se a criança fosse criando uma legenda para o que está vendo. Depois, com moderação dos pais, é possível publicar no site e deixar acessível para outras crianças!
Mas eu falei em fim de semana cultural, né? Pois é, no domingo, não sei se vocês lembram, estava um frio com chuva tenebroso, mas Tetê e Cuca estavam com a corda toda! Eu e o Rico logo pensamos: cinema! Descobrimos uma sessão, às 11h da manhã, no Cinesesc. Chegando lá, para nossa surpresa, a sessão era gratuita. E mais, todo santo domingo, este projeto chamado Cineclubinho, exibe filmes para a garotada. A partir das 10h já é possível retirar o ingresso e ficar por lá, brincando com palhaços, contadores de histórias e outras milongas mais. Não é demais?
PS: A semana começou tão corrida, que só agora parei para compartilhar essas "descobertas" com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário